Você tem aquele desejo secreto, ou declarado, de sair da casa dos pais e ir morar sozinho (a)? Mas, por medo das dificuldades que possa ter que enfrentar e, digamos a verdade, por relutância em perder todas as mordomias, acaba desistindo.

Então, vamos te dar um empurrãozinho para a realização desse sonho. Listamos, abaixo, algumas das maiores vantagens de morar sozinho (a). Veja quais são elas:

1. Morar sozinho (a), mas nem tanto

Morar sozinho (a) não significa se isolar do mundo! Na verdade, significa poder convidar os amigos todos os dias para um happy hour em sua casa ou dar um jantar todo fim de semana. Só tome cuidado para não ter problemas com os vizinhos, por causa do barulho.

2. Privacidade (em todos os cômodos!)

Você tem que ouvir suas músicas em volume baixo, para não incomodar seu irmão? Sonha em soltar a voz no chuveiro? Pois bem, morando sozinho (a), quase tudo é permitido! Você será sua melhor companhia. E, acredite, ficar de pijamas, ou sem eles, o dia inteiro, pela casa toda, sem precisar dar satisfação a ninguém, faz você se sentir realmente em casa.

3. Sua casa, suas regras

Você quer dormir até o meio-dia no domingo e almoçar na hora do jantar? Ok! Gosta de acordar às 5 horas da manhã para fazer ioga no meio da sala? Tudo bem também! Na sua casa você faz as regras, os horários e tudo o mais.

Pode ser também a oportunidade de adotar aquele gatinho ou cachorro que sempre quis, mas os outros moradores da casa não aceitavam.

4. Fazer da bagunça a sua decoração…ou não

Se for uma pessoa desorganizada, não terá mais ninguém reclamando por deixar suas roupas no banheiro ou os sapatos na sala. Já quem tem mania de arrumação não precisará se estressar com a bagunça de outros moradores e poderá manter a casa organizada à sua maneira.

5. Namorar em casa

Poder namorar em casa, sem olhos curiosos na sala ou ouvidos potentes do outro lado das paredes, é uma das vantagens que mais incentivam os jovens a saírem de casa! Afinal, serão muitos jantares românticos, pizzas no sofá, horas maratonando séries e noites de amor, sem interrupções.

6. Não ter obrigação de interagir

Sempre tem aqueles dias em que deu tudo errado no trabalho, caiu a maior chuva e você estava sem guarda-chuva e ainda pegou o maior trânsito para chegar em casa. Nesses dias, o mal humor está em nível máximo e, a última coisa que você quer, é ter que conversar com alguém. Então, é só chegar no silêncio da sua casa vazia, se jogar no sofá e ficar zapeando pelos canais da TV até quando desejar.

7. Adquirir maturidade (sim, isso é uma vantagem!)

Se você decidiu morar sozinho (a), sabe das responsabilidades que iria ter que assumir. E isso não é ruim, muito pelo contrário. Ao mesmo tempo em que poderá aproveitar de todas as outras vantagens, você se tornará uma pessoa mais madura e responsável. E isso refletirá positivamente em todas as outras áreas de sua vida.

Depois de ler essa lista, é possível perceber que ter um lugar para chamar de seu é muito bom. Se você quer alcançar esse objetivo, confira também se a melhor opção é comprar ou alugar e escolher entre casa e apartamento.