Uma opção cada vez mais procurada por empresas são as salas comerciais. Anteriormente a procura era feita apenas em casos de escritórios regionais. Mas, devido ao rápido crescimento de startups, elas voltaram com tudo.

E através desse aquecimento as opções passam a ser mais atrativas. Portanto, diante o crescimento da oferta e a diversidade de opções resta agora a principal informação:

Qual a sala comercial ideal para alugar?

Justamente para ajudar nesse momento, listaremos alguns aspectos que facilitarão a escolha desse imóvel.

⦁ QUANTIFIQUE

O primeiro passo é listar e quantificar. Faça uma relação do que e de quem precisará para operar a empresa. Ou seja, desde mobiliário à profissionais.
Depois dessa projeção e cálculo poderá ser estipulada a área necessária da sala comercial.

Quantificar é uma forma eficaz de evitar aborrecimentos com trânsito de pessoas, circulação de ar, barulhos entre setores etc. A partir do momento que sabemos quantas mesas, cadeiras, setores e funções serão necessários automaticamente descartamos salas com metragem inferior à mínima necessária.

Portanto, evite que uma ligação de um cliente tenha como “fundo sonoro” outra ligação onde acontece uma negociação de preço, por exemplo.
É muito importante que seja garantido e respeitado o mínimo de distância saudável entre setores distintos. E isso é feito em m² (metro quadrado).

⦁ LOCALIZE-SE ESTRATEGICAMENTE

A localização estratégica de um imóvel sempre tem peso no ato da locação. Principalmente tratando-se de imóvel comercial. Muitas vezes uma sala comercial pode ser mais exigente do que um comércio (varejo), por exemplo.

Logo, importa saber se receberá clientes na sala comercial, se o prédio oferece vaga para visitantes, se o local é favorecido por transportes públicos, se existem restaurantes, farmácias e mercados próximos.

Perceba que essas considerações são fundamentais tanto para a logística quanto para a operação e manutenção da estrutura da sala. Sabendo disso, certifique se a sala atende esses questionamentos.

⦁ VERIFIQUE AS INSTALAÇÕES FÍSICAS

Esse é o termo mais usado em avaliações de imóveis. Independente do tipo de imóvel e da sua finalidade. Instalações físicas corresponde a um quesito imprescindível a ser considerado em uma locação.

Ao locar uma sala comercial sempre se atenha às instalações físicas. Nada mais prejudicial ao negócio do que um problema no encanamento, na fiação elétrica, no elevador ou na parte hidráulica em pleno horário comercial.

Na realidade, as instalações passam a ser uma ferramenta indireta de trabalho. Por isso, seja criterioso nesse aspecto. A sala comercial ideal precisa assegurar que tudo funcionará perfeitamente.

⦁ NEGOCIE

Mesmo sendo uma orientação clichê, é muito importante segui-la. Para aqueles inquilinos empreendedores iniciantes uma negociação de valores pode corresponder a um maior investimento em outro setor.

Lembre-se que o desconto conseguido com a negociação deve ser multiplicado por duração do contrato. Ou seja, se conseguiu R$100,00 na mensalidade do aluguel significa que terá uma redução de R$ 1.200,00/ano em custos fixos (locação imóvel).

Negocie também a inclusão de seguros locatícios. Pode ser uma boa alternativa ter um seguro que cobre casos como pane elétrico e revitalização de pintura. Portanto, sempre que possível negocie valores.

⦁ FAÇA VISTORIA ANTES DA OCUPAÇÃO

Suponhamos que encontrou a sala comercial ideal para locar. Descartou outras propostas em função dos diferenciais do imóvel em questão e encerrou novas procuras. De volta ao imóvel, faz as medições para a encomendar o mobiliário e eventuais divisórias e lista os ajustes e/ou melhorias acordados de serem feitos antes da ocupação. Agora é só agendar o dia da mudança.

Imagine se no dia da mudança é percebido que os ajustes acordados não foram feitos? Ou pior, se esses ajustes não estejam relacionados no contrato de locação? Como isso será resolvido?

Por isso, é de extrema importância que escolha uma imobiliária de credibilidade. E não só isso, que sempre seja feita uma vistoria dias antes da ocupação para que seja verificado o cumprimento de tudo que foi condicionado à locação. E, por fim, que cada item e subitem sejam mencionados no contrato de locação. Dessa forma, a relação locatário e inquilino seguirá à risca a regra da negociação de sucesso: ambos saem ganhando.

Pronto(a) para alugar uma sala comercial? Confira as oportunidades da Imobiliária Eucaliptos