Quem visita a Região Metropolitana de Curitiba, não pode deixar de conhecer o Circuito Italiano da cidade de Colombo-PR. Esse percurso é composto por mais de 60 pontos, que revelam as tradições e cultura dos primeiros imigrantes da região.

Então, para que você descubra o que há de mais interessante no histórico Circuito Italiano, preparamos um guia completo para você preparar melhor a sua viagem.

História do Circuito Italiano

O Circuito Italiano de Turismo Rural da cidade de Colombo foi instituído em 1999, com o principal objetivo de valorizar a herança cultural deixada pelos primeiros imigrantes que chegaram na região.

Além disso, o Circuito também foi desenvolvido com o propósito de estimular o turismo dessa Região Metropolitana de Curitiba. Não é à toa, que atualmente ele recebe muitas visitas de turistas.

Principais pontos turísticos do Circuito

Ao longo da rota, o turista pode fazer uma verdadeira viagem no tempo e conhecer os costumes e tradições de italianos, poloneses e portugueses. Tudo isso, enquanto visitam memoriais, igrejas e vinícolas, que inclusive foram restaurados para o Circuito.

Conheça abaixo alguns dos mais de 60 pontos de visitação do Circuito:

Igreja São Pedro: Nossa Senhora do Caravaggio

Com mais de cem anos de história, essa igreja foi fundada em homenagem a padroeira dos imigrantes italianos, Nossa Senhora do Caravaggio. Ela ainda preserva traços da arquitetura tradicional da década de 1930.

Uma dica bacana é fazer o circuito no mês de maio, pois você pode aproveitar a procissão religiosa da padroeira. Anualmente a festa recebe cerca de 7.000 turistas, por isso vale a pena conhecer.

Memorial do Imigrante Italiano: Casa Eugênio Mottin

Construída na década de 1920, a Casa Eugênio Mottin é outro ponto do Circuito que você precisa conhecer. Nesse memorial é possível voltar ao passado, ao conhecer as roupas e utensílios que faziam parte do dia a dia dos primeiros imigrantes italianos, que chegaram nessa região metropolitana de Curitiba.

Museu Cristóforo Colombo

O museu Cristóforo Colombo, é uma réplica de uma das primeiras escolas do município. Nela eram ministradas aulas em italiano para a população local e servia como principal ponto de reunião dos imigrantes italianos.

Vinícola Pedrinho Strapasson

A vinícola foi fundada em meados da década de 1940, por Arlindo Strapasson, descendente de imigrantes italianos. Nesse ponto do Circuito, você pode aproveitar para saborear um delicioso vinho, com uma paisagem linda de uma legítima vinícola italiana.

Parque da Uva

O Parque da Uva também é outro ponto que está localizado no Circuito Italiano e é referência na Região Metropolitana de Curitiba. Nele, você poderá fazer trilhas, piqueniques e caminhadas agradáveis com toda a família, enquanto contempla uma paisagem linda.

O ideal é visitar o parque no mês de fevereiro para aproveitar a famosa Festa da Uva. Durante ela, aproveite as deliciosas mostras da gastronomia italiana e atrações culturais.

Para conseguir colecionar memórias inesquecíveis do Circuito Italiano, é recomendado se hospedar nos hotéis fazenda dessa região metropolitana de Curitiba. Assim, você conseguirá ter uma experiência mais real da cultura dos imigrantes.

Gostou da dica? Então, caso conheça o Circuito, poste uma foto no Instagram e marque a @imobiliariaeucaliptos

Leia também: Os Benefícios de Morar na cidade de Colombo – PR