O município de Colombo – PR tem se destacado bastante nos últimos anos. Ele compõe um dos 29 municípios da chamada Grande Curitiba. Ou seja, uma extensa região circunvizinha à capital paranaense que encontra-se em franco crescimento. Esse trecho é conhecido como “Mancha Contínua Urbana”.

Atualmente, a cidade de Colombo – PR apresenta alguns dados que fortalecem o seu ranking como segunda maior cidade do complexo curitibano.

Por exemplo, de acordo com o senso demográfico de 2010, apenas 4,52% da população encontra-se na área rural. Com esse dado já é percebido que estamos lidando com um município majoritariamente urbano.

E para ratificar as informações acima, dados sobre a economia de Colombo – PR afirmam que o setor da Indústria e Serviços, juntos, correspondem a 93,8% do PIB da região. Portanto, a cidade atrai a população vizinha que busca oportunidades de emprego e moradia. Compondo dessa forma, a classificação do local como a oitava maior cidade do Paraná.
Além desses números oficiais, a cidade de Colombo apresenta um tipo de mix de oportunidades que a configura também como uma ótima opção para fixar residência.

Prenúncios de maior crescimento

A Região Metropolitana de Curitiba está se desenvolvendo cada vez mais. O fato de existir indústrias, comércio, mercado consumidor e localização geográfica estratégica aumenta ainda mais a valorização da região.

Os investimentos começam a chegar à região e o governo passa a investir em programas sociais. Dessa forma, a população passa a desenvolver inclusive um maior poder aquisitivo. Podemos citar ações em setores como moradia (programa Minha Casa Minha Vida) e infraestrutura (revitalização da malha rodoviária para escoamento da produção de minérios da região).

Melhor opção em relação à distância da capital

Como alternativa ao êxodo rural, há muito tempo, prefeituras investem em “manobras” para que o morador não deixe a sua cidade à procura de melhores condições.
Essas manobras incluem até isenções fiscais para que indústrias se estabeleçam gerando novos empregos e aumento do PIB.

Já no caso de Colombo e das demais cidades da Mancha Contínua Urbana esse êxodo ocorre em menor quantidade. Inclusive, elas são consideradas como bons lugares para fixar moradia comparadas à uma mudança para a capital curitibana.

Portanto, para aqueles que pretendem procurar emprego ou alcançar uma melhor condição de vida, Colombo – PR e seu franco crescimento, passa a ser uma ótima opção.

Menor custo de vida

Ainda com base nos dados da região, tanto setores como comércio, indústria e serviços contribuem para que a cidade apresente um custo de vida acessível.

Os fatores que podem aumentar as despesas do dia a dia dentro de uma “cidade grande” vão desde a carga de tributos, a pouca oferta de trabalho e os custos com moradia e transporte. Entretanto, no caso do município de Colombo, dentro da própria cidade existe um forte comércio (a cidade ocupa o décimo lugar em potencial para comércio no estado), indústria (predominantemente extrativista mineral e agricultura) e Serviços (para acompanhar a forte produção dos outros setores).

Esses três principais elementos servem como base para mostrar que é viável tornar-se um cidadão colombense sem “pesar no bolso”.

O setor imobiliário, por exemplo, teve destaque em decorrência do crescimento da construção civil. Com a chegada de fábricas e indústrias tornou-se necessário acomodar esse fluxo de pessoas. Portanto, a cidade passou a disponibilizar desde programas sociais que viabilizam compra de imóveis até boas oportunidades de locação tendo em vista a variedade de opções.

Por esses elementos listados acima Colombo é considerada uma excelente opção de moradia. Distancia de Curitiba apenas 18 quilômetros e ainda comporta boas oportunidades para quem deseja fixar residência na região.

Por outro lado, há quem questione o quesito segurança. Sendo essa mais uma característica típica de cidades em franco crescimento e que atrai população circunvizinha.
Para monitorar questões como essa, o município de Colombo e região tem recebido investimentos em segurança pública. Entre 2016 e 2017 foram investidos mais de R$ 102 mil no setor.

Procurando um imóvel para morar em Colombo? Confira as opções da Imobiliária Eucaliptos e escolha a ideal para você!