Se você acha que montar um jardim para apartamento requer muito espaço e investimento, leia esse artigo!

Quem mora em apartamento, especialmente nas grandes metrópoles, pode acabar sentindo falta do contato com a natureza e uma ótima solução é apostar em pequenos jardins dentro de casa. Por esse motivo, trouxemos ideias para você mesmo criar seu cantinho verde. Confira!

Ideias para seu jardim de apartamento

Criar um jardim de apartamento não precisa ser trabalhoso. Muito pelo contrário. Algumas pessoas veem o trabalho com plantas como uma terapia. Veja algumas opções.

Jardim vertical

O jardim vertical é visto como uma das melhores opções para apartamentos, especialmente para quem tem pouco espaço. É, inclusive, muito utilizado por decoradores. Escolhendo as plantas certas para cada ambiente, pode ser cultivado tanto interna como externamente.

É chamado de jardim vertical pois é sempre montado ao longo de uma parede, mas pode ser feito de várias maneiras. Veja, abaixo, alguns tipos de jardins verticais que você pode aplicar em sua sala, varanda ou qualquer outro ambiente.

Pallets

Além de ser um material barato — às vezes é até possível conseguir gratuitamente em mercados e feiras-livres —, com os pallets é possível criar uma infinidade de modelos de jardins verticais.

Em apartamentos, o ideal é fixá-lo bem à parede escolhida — como um painel — e utilizar ganchos para pendurar os cachepôs de plantas. Se preferir algo mais elaborado, instale caixas de madeira no painel para acondicionar os vasos.

Prateleiras de vasos

jardim de apartamento

A ideia aqui é instalar prateleiras, que receberão os vasos de plantas, de cima a baixo de uma parede. O tipo de prateleira pode ser determinado de acordo com o resto da decoração do ambiente, mas tente não deixar muito espaço entre elas. O efeito será o mesmo do jardim para apartamento feito de pallets, mas com menos trabalho.

Plantas penduradas

jardim de apartamento

Não tem parede livre para um jardim vertical? Tudo bem! Que tal apostar nesta tendência vintage e pendurar uma linda planta de folhagens longas em um cantinho da sala? Uma opção é a Flor de cera, que dá lindas flores e é ideal para interiores.

Escada de plantas

jardim de apartamento

Outra maneira de transformar apenas um pedacinho de seu apartamento em um minijardim é reaproveitar aquela escada antiga (de madeira ou esmaltada), que não está mais sendo utilizada, para colocar muitas plantas.

Você pode utilizar apenas os degraus, mas se quiser mais espaço, apoie algumas tábuas de madeira entre eles, fazendo uma estante e transformando sua escada em um jardim triangular.

Dicas importantes

Antes de montar seu jardim, veja algumas dicas importantes:

  • ao escolher as plantas considere seu tamanho, o local em que montará seu jardim e fatores como: quantidade necessária de luz solar e exposição ao vento;
  • escolha plantas que combinem com seu estilo de vida, elas precisam de atenção (algumas devem ser regadas diariamente);
  • comece com plantas menores, será mais fácil.

Agora você já sabe que montar seu jardim para apartamento não é tão difícil quanto parece. Com pouco espaço e alguma criatividade, é possível trazer a natureza para dentro de casa.

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Leia também: Tendências de decoração para 2019