Encontrou o apartamento ideal e quer acelerar o aluguel do imóvel? Existem algumas dicas práticas que podem ajudam você a acelerar o processo de locação com a imobiliária.

Garantir o aluguel do imóvel o mais breve possível é um desejo natural de quem encontrou a casa ou o apartamento ideal para morar. A boa notícia é que existem algumas dicas simples que você pode fazer para agilizar o processo de locação.

Quer conhecê-las? Logo abaixo, selecionamos 4 dicas básicas que conseguem acelerar qualquer burocracia da locação de maneira segura e simples. Coloque-as em prática e garanta a sua mudança para o mais breve possível.

 

Selecione os documentos do aluguel do imóvel

Selecionar os documentos para o aluguel do imóvel é a primeira dica para agilizar o processo de locação. Dessa maneira, você facilita a elaboração do contrato com a imobiliária e consegue se mudar mais rápido.

Por isso, durante o primeiro contato com a imobiliária ou proprietário pergunte quais são os documentos necessários para a locação. Normalmente, os mais solicitados pelas imobiliárias são:

  • RG e CPF (com cópias autenticadas em cartório);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Holerites ou declaração do imposto de renda.

 

Envie a documentação correta

Após reunir todos os documentos exigidos, envie-os à imobiliária responsável pela locação do imóvel. Atualmente, esse processo pode ser feito pessoalmente, por correio, via e-mail ou por WhatsApp.

As formas de envio eletrônicas são as mais utilizadas pelas imobiliárias, pois otimizam o tempo e garantem a entrega segura dos documentos.

No entanto, independente da escolha de entrega, é fundamental que envie a documentação exigida o quanto antes para agilizar os procedimentos de locação.

 

Defina o modo de garantia

Para realizar o aluguel do imóvel, também é necessário indicar o modo de garantia. De maneira geral, as imobiliárias oferecem aos clientes diversas formas de realizar esse procedimento, que vão além do tradicional fiador, como:

 

  • Caução;
  • Seguro-fiança;
  • Título de capitalização.

 

É importante que você conheça cada uma delas para escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.

Uma dica bacana é perguntar na própria imobiliária quais são as condições de garantia disponibilizadas pela empresa nesses casos. Assim, você terá mais segurança para dar continuidade ao procedimento de locação.

 

Não abra mão do contrato

O contrato é um elemento indispensável para a locação de qualquer imóvel, independente da negociação ser feita via imobiliária ou direto com o proprietário.

Afinal, é por meio desse documento que você garante seus direitos e conhece os seus deveres como inquilino.

Contudo, antes de assinar o contrato, confira todas as cláusulas, os valores e taxas que serão cobradas a você. Nesses casos, é comum que o inquilino e o proprietário façam um acordo quanto a taxas de IPTU e condomínio, por exemplo.

Ao adotar essa medida, você torna o processo de locação mais seguro, pois não correrá o risco de pagar taxas abusivas ou ter o valor do aluguel aumentado de maneira inesperada.

 

A Imobiliária Eucaliptos pode te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para você. Nosso portfólio conta com diversas casas, apartamentos e salas comerciais em Curitiba e Região Metropolitana. Confira nossos imóveis disponíveis para venda e locação:

Ver Imóveis