O Brasil viveu uma crise forte em todos os setores. Portanto, muitos brasileiros deixaram de sonhar com imóvel próprio e decidiram continuar no aluguel. A dúvida entre comprar ou alugar se tornou muito comum e alvo de inúmeras pesquisas. Com o país estabilizando novamente, empregos sendo gerados e o mercado se tornando mais positivo, será que já é o momento de comprar a casa própria e deixar de pagar aluguel?

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), em 2018, cerca de 10% da venda de imóveis deve crescer no país em comparação ao ano anterior. Esses 10% também valem para o lançamento de imóveis por parte de grandes construtoras que atuam no mercado brasileiro.

Mas será que é melhor esperar para comprar e continuar no aluguel?

Muitas construtoras já começaram a baixar as taxas de juros para o financiamento de imóveis. Caso você esteja aguardando o melhor preço ou a proposta que mais se encaixa no seu orçamento é importante pesquisar e avaliar as condições de pagamento. O projeto pode ser de sucesso quando bem planejado e com o auxílio de bons profissionais do ramo.

Caso o seu orçamento já inclua um valor considerável de entrada do imóvel, a situação fica mais fácil e o sonho da casa própria mais próximo. Quanto maior o valor você tiver para dar de entrada no imóvel, seja com o auxílio do FGTS, herança ou economias, mais fácil fica para o banco ou construtora aceitar o financiamento. Lembre-se: quanto maior a entrada, menor o tempo de pagamento do imóvel e mais reduzida a parcela.

Você tem medo de não conseguir cumprir o parcelamento até o final?

Essa é uma preocupação comum de muitas pessoas. É normal pensar inúmeras vezes antes de dar esse passo. O planejamento de vida também é importante no momento de tomar essa decisão.

Você pretende estar morando no mesmo local daqui há cinco anos? Esta é uma pergunta necessária! Caso a resposta seja não, então alugar um imóvel ainda é a melhor opção para você. Agora, se você quer uma vida estável com a sua família, em um lugar para chamar de seu, opte pela compra.

Analisar a situação financeira e o planejamento familiar antes de tomar uma decisão de compra da casa própria é necessário. Mesmo que você tenha o dinheiro para realizar o pagamento à vista e queira criar raízes em um local o mais rápido possível, pesquise! Antes de fechar o negócio, vá conhecer o imóvel, compare os preços e estude o seu orçamento para que o sonho da casa própria seja uma vitória!

Ainda não sabe se vai comprar ou alugar?

Caso você ainda possua a dúvida entre comprar ou alugar, opte pelo aluguel até você ter certeza que conseguirá cumprir o compromisso até o final. Não se esqueça de pensar e conversar com os familiares e garantir que todos estão de acordo com uma mudança e se sentem confortáveis.

Não conseguiu decidir? Deixe sua dúvida nos comentários e nós prestaremos todo o auxílio para que você decida da melhor forma possível.

Leia também: Casa ou apartamento: descubra qual é a opção ideal para você

Confira as melhores dicas para quem quer comprar um imóvel