O momento de definir qual será a moradia para os recém-casados, solteiros ou uma família que está se expandindo exige muita cautela e reflexão. Isso porque a escolha entre casa ou apartamento irá definir o estilo de vida e principalmente o conforto que os moradores terão.

Por isso, avaliar cada tipo de residência e quais os benefícios oferecidos é o primeiro passo para fazer a escolha.

 

Como saber se o meu perfil se enquadra para adquirir uma casa?

 

Caso você valorize espaço, queira usufruir de um quintal e goste de privacidade, a escolha por uma casa é melhor.

Além disso, a casa é indicada para quem pretende fazer grandes reformas no futuro. Dependendo do tamanho do terreno e localização é possível até construir novos cômodos e deixar o espaço do jeito que os moradores desejam.

Além disso, a casa também tem uma área construída que normalmente é maior do que um apartamento padrão, com a possibilidade de ter mais cômodos. Isso permite que o proprietário monte uma oficina, escritório ou qualquer espaço para atividades pessoais.

Os apartamentos perdem um pouco nesse sentido. A quantidade e o tamanho das reformas é limitado e o espaço pode, por vezes, não ser ideal para quem planeja ter mais filhos no futuro, por exemplo.

Gosto de estar em contato com a natureza: vou para casa ou apartamento?

Com toda a certeza, se você gosta de estar em contato com plantas, o sol, ter espaço para plantar e criar uma horta orgânica, a casa é 100% o seu perfil. Além da casa oferecer um espaço mais amplo, geralmente dispõe de uma área verde que possibilita o plantio. Este espaço é ideal para fazer um jardim ou até mesmo plantações com árvores de pequeno porte.

E os benefícios de adquirir um apartamento?

O perfil para a compra de casa ou apartamento varia claramente. Você é uma pessoa que gosta de morar nas grandes metrópoles e prioriza a segurança da sua família? Então a compra de um apartamento é ideal para o seu perfil.

Qual o benefício em segurança que eu terei?

Muitos condomínios atualmente oferecem portaria 24 horas, controle de acesso e câmeras de segurança espalhadas. Essas características diminuem significativamente a chance de furtos, sequestros e assaltos.

Em alguns casos, os condomínios também oferecem academia, parquinho, piscina e salão de festas. Essas características trazem benefícios tanto para as crianças e adolescentes quanto para adultos. Essas áreas de lazer e bem-estar entram na conta de custo-benefício de um apartamento. Isso porque é mais fácil e barato realizar essas atividades dentro do próprio condomínio.

Localização privilegiada

Caso você queira morar perto do metrô ou em um bairro bem localizado, normalmente os apartamentos são a melhor opção. Inclusive, eles costumam ser mais baratos do que casas em bairros nobres ou no centro das metrópoles.

Quer otimizar tempo e economizar?

Como citado anteriormente, o apartamento geralmente possui um espaço menor, mas isso pode ser uma vantagem. Essa característica permite que a manutenção e limpeza, bem como reparos e reformas sejam bem mais simples. O gasto com móveis também é muito menor, o que gera economia na conta final. Mais uma vez, para quem procura praticidade e valores mais acessíveis, o apartamento é a melhor opção em custo-benefício.

Afinal, qual é melhor?

Ficou claro que as vantagens da compra de casa ou apartamento variam conforme o perfil e estilo de vida do comprador. O importante é, caso esteja pensando em comprar um imóvel, pensar muito nas suas necessidades e preferências antes de tomar uma decisão como essa.

Se você gostou desse texto, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!