Você acredita que é possível efetuar a compra ou locação de um imóvel com pouco dinheiro? Pode parecer estranho, mas é verdade. Com muita organização, conhecimento e um pouco de sacrifício você também pode realizar esse sonho.

Separamos, neste post, algumas dicas do que você deve fazer para conseguir comprar ou fazer a locação de um imóvel, mesmo com poucos recursos. Confira!

Inicie um planejamento financeiro

Antes de qualquer coisa, é imprescindível fazer um planejamento financeiro para ter uma visão real de suas possibilidades atuais e futuras. Para isso será preciso:

Listar receitas e despesas

Quando pensamos em assumir uma dívida, tendemos a considerar apenas o quanto ganhamos mensalmente. Isso é um erro, porque acabamos assumindo compromissos financeiros demais e, muitas vezes, são os pequenos gastos do dia-a-dia que nos prejudicam.

Portanto, crie um controle mensal contendo todas as receitas e despesas, não deixe nada de fora e não esqueça de impostos e taxas sazonais. Após alguns meses, perceberá no que está gastando demais e quanto realmente sobra de sua renda.

Acabar com as despesas desnecessárias

Se comprar ou fazer a locação de um imóvel é seu objetivo, mas você tem poucos recursos, será preciso fazer alguns pequenos sacrifícios. Identifique no controle mensal aquelas despesas feitas por impulso ou que parecem pequenas e inofensivas, mas que somadas, pesam no bolso e elimine-as.

Evite assumir novas despesas, como compras parceladas e diminua os gastos com passeios e restaurantes.

Descobrir quanto pode gastar

Agora você já sabe o quanto realmente sobra mensalmente e qual o valor que poderá guardar ou utilizar na compra do seu imóvel. O indicado é comprometer na compra (financiamento ou consórcio) e locação, no máximo, 30% de sua renda.

Investimento

Se não houver urgência e tiver disciplina uma possibilidade é investir um determinado valor mensalmente, até alcançar cerca de 20% a 30% do valor do imóvel desejado no caso da compra. Conseguir oferecer este montante à vista no momento da compra diminuirá bastante as prestações ao financiar o valor remanescente.

No caso da locação, é bom ter, pelo menos, o suficiente para pagar os seis primeiros meses do aluguel antes de escolher a casa, caso queira ter mais facilidade de se estruturar. Porém, nada impede que você faça apenas um controle financeiro para não comprometer sua renda ou o pagamento das mensalidades.

Encontre o imóvel certo

Já sabe quanto pode gastar e encontrou a opção de compra ou locação ideal, agora, tenha cuidado ao escolher o imóvel. Controle os impulsos e evite imóveis que estejam muito acima de seu padrão atual. Além disso, pense nos gastos que o imóvel demandará.

Se for mudar de região, analise se haverá aumento nos gastos com transporte e se será necessário fazer melhorias para segurança.

Viu só como, com um pouco de esforço e planejamento, comprar imóvel pode ser acessível mesmo com poucos recursos? Pesquise bastante todas as opções, mantenha o foco em seu objetivo e realize esse sonho!

Confira as opções da imobiliária Eucaliptos para compra e aluguel e escolha a que melhor combina com você!