Se você pensa em realizar a compra de imóvel, é muito importante que esteja atento a diversos pontos do processo. Mais do que visitar o local, é importante verificar documentação, preço e outros atributos, para não cometer erros que podem te prejudicar no futuro. Para te ajudar, separamos alguns dos maiores erros cometidos durante uma proposta de compra de imóvel. Confira.

Não realizar pesquisas antes da compra

Um dos grandes erros que pode ser cometido durante a compra de um imóvel é não pesquisar antes de decidir. É importante, por exemplo, pesquisar sobre a qualidade, segurança e recursos oferecidos no entorno do imóvel. Vale, até mesmo, conversar com moradores locais.

Além disso, buscar informações sobre valores médios de outros imóveis no bairro pode fornecer para você informações como supervalorização do imóvel. Assim como o oposto, com preços muito baixos podendo indicar possíveis problemas estruturais ou burocráticos no imóvel. Dessa maneira, pesquise e compare preços. Quanto mais informação for obtida, menor a chance de você se arrepender.

Não ler o contrato da compra de imóvel ao lado de um profissional

compra de imovel

Outro momento importante na compra de imóvel é a assinatura do contrato. Muitas pessoas negligenciam essa etapa por achar que estará tudo certo. Entretanto, essa é uma postura que não deve ser tomada por quem quer ter sucesso em sua compra. O ideal é ler todas as cláusulas com calma e atenção na companhia de um advogado especializado, para uma análise mais criteriosa. Dessa forma, é possível evitar que informações fundamentais acabem passando.

Não verificar a legalidade do imóvel

Quando realizar a compra de imóvel, não deixe de analisar todos os documentos e averiguar se não há débitos, dívidas ou outras intempéries. Principalmente para aqueles imóveis baratos demais, é muito provável que existam problemas e irregularidades, e dívidas podem ser um deles. Uma vez comprado e assinado o contrário, todas as dívidas e débitos referentes ao imóvel são transferidas para você. Por isso, cuidado!

Ter gastos não compatíveis com o seu orçamento

Por fim, e talvez o mais importante, é escolher um imóvel que caiba no seu limite orçamental. Por mais que um imóvel possa ser um investimento, não há porque arriscar em um valor alto e acabar adquirindo dívidas enormes, caso haja imprevistos durante o pagamento das parcelas.

Quer mais dicas sobre o assunto? Confira nosso posts que explica como comprar ou alugar imóvel com pouco dinheiro.