É muito comum o fator indecisão ser o pivô de frustrações futuras quando se trata de escolher um imóvel para morar. Uma das perguntas que podem surgir, seguindo o tema desse texto, é: será que vale a pena morar em condomínio fechado?

Existem algumas dicas que podem ajudar nesse momento de dúvidas. Por exemplo, faça a si mesmo o seguinte questionamento: como eu chamo o local onde moro? Casa, lar, imóvel, residência ou moradia?

Perceba que a intenção é avaliar o grau de emoção presente na sua resposta.

Primeiramente pode causar um estranhamento, mas, o seu sentimento é que vai determinar a resposta. E o que você respondeu certamente é o que mais vai pesar na sua escolha.

Já sabe o que quer? Ótimo!

Certamente o preço e infraestrutura vão pesar na escolha. Geralmente é o que todos buscam. Uns mais, outros menos, claro! Mas alguns elementos sempre ilustram o checklist do “Imóvel dos Sonhos”.

Com intuito de facilitar a sua tomada de decisão, listaremos os principais benefícios de morar em um condomínio fechado.

 

1. INFRAESTRUTURA

Muito dificilmente, nos dias atuais, você encontrará condomínios residenciais sem infraestrutura.

Cada vez mais atrativos como piscina, parque infantil, garagem coberta, guarita 24 horas, salão de festas e academia compõem a lista de itens básicos ofertados. Trazer o lazer para a sua moradia não só reflete positivamente na qualidade de vida como também provoca uma economia com deslocamentos.

Ou seja, isso não se trata só de comodidade, mas também de economia.

Já pensou no efeito que teria no seu orçamento substituir a academia do bairro pela academia do seu prédio, por exemplo

 

2. SEGURANÇA

O fator segurança encabeça a lista de pré-requisitos para a escolha de um imóvel. A tranquilidade de morar em um lugar com sistema de segurança pode muitas vezes condicionar o interesse pelo imóvel.

Mesmo que a casa ou apartamento disponha de uma decoração luxuosa, uma ventilação perfeita e uma localização privilegiada, muito provavelmente o primeiro questionamento será sobre a segurança.

O monitoramento de um condomínio residencial atua até em situações tradicionalmente insolúveis. Ou seja, ter o seu carro batido em uma garagem pode ser algo passível de rápida resolução. Basta acessar gravação do local para que seja acionado o responsável.

Por outro lado, o maior resultado alcançado com essas medidas é a prevenção. Através da intimidação, são evitadas várias situações desagradáveis. Isso facilita e qualifica bastante o convívio em comunidade.

 

3. MANUTENÇÃO

Uma das melhores impressões que condicionam a compra de um imóvel está relacionada à aparência. Não só no quesito interno, mas como no externo também. Principalmente quando falamos em condomínios residencial.

Realmente, a ideia de o imóvel continuar da mesma forma que foi apresentado é encantadora. Mesmo depois que passamos a morar nele.

Isso é algo garantido com a escolha de um condomínio fechado.

A taxa conhecida como condominial existe exatamente para isso. Para que a boa manutenção externa e dos espaços em comum seja garantida. A garantia da manutenção da área externa do imóvel contribui inclusive para o valor do imóvel no mercado.

 

4. SOCIALIZAÇÃO

Outro grande atrativo ao se optar por um condomínio fechado está relacionado ao futuro.

Um dos diferenciais desse modelo de imóvel é o fator social. Sabe aquele casal que pretende se casar e ter filhos?  Certamente eles observam as áreas comuns e amplitude dos espaços onde o futuro rebento possa criar amizades e viver bons momentos.

Por outro lado, apesar de não apresentar boa fama, as reuniões de condomínio têm passado a ser muito mais práticas. Os encontros passam a ser destinados apenas para prestação de conta da empresa contratada para gerir o condomínio como um todo.

Atualmente a gestão dos condomínios pode ser terceirizada.

Ao contrário do que se pensa, a terceirização dessa gestão transforma o relacionamento entre condôminos. Passam a relacionar-se de forma muito mais saudável e colaborativa.

Apesar de listarmos quatro principais elementos que podem ajuda-lo a analisar a opção de um condomínio fechado, existem muitos outros diferenciais.

Certamente agora você está um pouco mais preparado(a) para encontrar um imóvel para chamar de seu. Porém, outro fator importante é saber qual bairro da sua cidade é o ideal para morar. Confira as melhores dicas que vão te ajudar a fazer essa escolha em nosso outro post.